Afoxé Omô Nilê Ogunjá promove o IX Festival Feijão de Ogum

Buscada do feijão, distribuição gratuita da feijoada, cortejo do Omô Nilê e outros shows marcam o evento

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá põe na panela mais um Feijão de Ogum. Ancestralidade, fé, tradição, cultura, educação, resistência, música, dança, percussão e alegria são alguns dos ingredientes que complementam o tradicional prato da culinária brasileira, que, no IX Festival Feijão de Ogum, é partilhado entre as pessoas que prestigiam o evento e a comunidade do Ibura, onde a sede do Afoxé está localizada.  O evento acontece no dia 23 de abril, a partir das 12h. A distribuição da feijoada é gratuita e precedida pela buscada do feijão, seguida pelo cortejo do Omô Nilê pelas ruas do bairro do Ibura. Logo depois, grupos de samba parceiros do Omô Nilê darão outros temperos ao Festival, com apresentações e muito axé – síntese de múltiplas forças trazidas pela diáspora africana.  O ponto de encontro é no Afoxé (Rua Fernandes Belo, 202).

“Essa função é de chão mesmo, é de rua; a rua como espaço de luta. É um cortejo de reis e rainhas, príncipes e princesas”, destaca Dario Júnior, presidente do Afoxé.

Ao longo desses anos, o Afoxé Omô Nilê sempre se propôs, via Feijão de Ogum, a debater “o que alimenta a sua luta?”. Assim, por esse terreiro já passaram grupos como o Coco Raízes de Arcoverde, Bongar, Nação do Maracatu Leão da Campina, Maracatu Porto Rico, Mestre Zé Negão e Sua Laia, Pérola do Samba e os artistas Andreia Luiza, Leide do Banjo e Leno Galeria, entre outros.

O Feijão de Ogum é realizado pelo Afoxé Omô Nilê desde 2013. Ao evocar o cheiro ancestral da feijoada, o Afoxé reverencia a resistência das senzalas e as memórias das pessoas escravizadas, das culturas e das tradições negras, além de fortalecer as lutas coletivas e antirracistas dos dias atuais. A feijoada é também uma comida ofertada, nos terreiros de Candomblé, ao orixá Ogum, divindade africana associada à guerra e à tecnologia, que é patrono do Afoxé.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *